sexta-feira, 5 de março de 2010

As diferentes Colorações

O colunista Eric Gozlan fala das cores das tentes solares, suas influências e indicações.




Uma pergunta comum do dia-a-dia do profissional no balcão da óptica é: que cor de lente escuta você e recomenda?”. Sim, a escolha da cor das lentes pode ser apenas estética, mas é preciso saber que a cor tem também uma influência sibre a visão. Acompanhe a segur os tons mais comuns. Suas influências e indicações.



Cinza. Cor muito popular nos óculos de sol. Possui uma transmissão uniforme através de todo o espectro luminoso. Ou seja, não altera a cor natural dos objetos, apenas diminui a intensidade.

Verde. Tem uma curso de transmissão muito parecida com a do olho humano. Assim, é uma cor agradável, que proporciona grande conforto visual. É o preferido dos hipermétropes e dos presbitas.

Amarelo. Aumenta o contraste e é indicado em tempos nublados ou para uso noturno. Essa cor absorve a luz azul do espectro luminoso, conseguindo, assim, aumentar o contraste. Em virtude do forte aumento de contraste e da pouco proteção ultravioleta, não é recomendado para uso diurno.

Marrom. Aumenta o constre visual, já que absorve também a cor azul. Geralmente, é a cor preferida dos míopes, pois permite uma melhor percepção de espaço e profundidade.

Rosa. Descansa os olhos em ambiente internos com luz fluorescente. Nesse caso, é recomendado optar por um escurecimento leve para não alterar a percepção das cores.

Azul. Indicado para uso interno frente à tela do computador ou da tevê, pois elimina os tons vermelhos e amarelos. As lentes dessa cor são chamadas de vídeo filter.

Ainda existem cores como vermelho, roxo, etc., que são usadas apenas pelo apelo estético, já que, geralmente, não são confortáveis para uso contínuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário