quarta-feira, 16 de junho de 2010

Olheiras – como amenizá-las?



Já dizia um provérbio: o rosto é o cartão de visita da pessoa. Mas um rosto com olheiras ninguém merece! As olheiras são um mal que assombra as mulheres e pode ser causado por diversos motivos como: a genética, a etnia, o avanço da idade (que contribui para que a pele nessa região fique mais escura e fina), noites mal dormidas, cigarro, excesso de bebidas alcoólicas e também com o período menstrual.

Se a sua olheira for extremamente escura o melhor é procurar um médico dermatologista e seguir um tratamento. Existem, porém, algumas dicas que ajudam a amenizá-la. Abaixo estão os três tipos principais de olheiras e algumas sugestões de como tratá-las:

Genéticas ou hereditárias (estão sempre presentes): São as olheiras mais roxas, e são constantes porque algumas raças (como os árabes e os indianos) têm uma maior propensão às olheiras. Neste caso, a olheira é composta principalmente por acúmulo de melanina, o pigmento que dá cor à nossa pele, e só é tratada em definitivo através de procedimentos clínicos, como o tratamento de raio laser.

Vasculares (momentâneas): São as olheiras mais avermelhadas ou esverdeadas sob a pele ao redor dos olhos, que é mais fina que o restante da pele do rosto, geralmente inchadas, e aparecem quando não dormimos direito, estamos doentes ou muito cansados. Este é o caso perfeito para se usar fatias de batatas geladas, colher gelada (isso mesmo, colher!) ou até mesmo uma compressa de algodão com chá de camomila gelado. O frio vai fazer com que os vasos se comprimam e que seus olhos fiquem menos inchados e avermelhados.

Mistas: É uma mistura das olheiras causadas pela melanina e pela dilatação vascular. É o tipo mais comum de olheiras e, neste caso, as compressas geladas ajudam mas não resolvem por completo o problema.

Mas, para toda olheira, um truque de maquiagem sempre dá aquela ajuda! Conte com um bom corretivo como um aliado para disfarçá-las. Para evitar as olheiras você também pode adotar alguns hábitos como: piscar mais (estimulando a circulação com movimentos faciais); usar hidratante diariamente para o seu tipo de pele e para a área dos olhos; remover maquiagem; usar protetor solar; dormir bem e controlar a retenção de líquido. Com esses cuidados certamente as temidas olheiras podem ser eliminadas ou amenizadas. O resultado é uma aparência mais descansada e bonita.

Fonte: Óticas Online com informações de Trendencias Brasil e DivaDiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário