terça-feira, 20 de abril de 2010

Catarata pode ser evitada com prevenção

Diagnóstico precoce de catarata pode evitar perda total da visão em 90% dos casos, de acordo com Liang Shih Jung, médico do Hospital Oftalmológico Medicina dos Olhos e do Instituto da Catarata da UNIFESP.


Diagnóstico precoce de catarata pode evitar perda total da visão em 90% dos casos, de acordo com Liang Shih Jung, médico do Hospital Oftalmológico Medicina dos Olhos e do Instituto da Catarata da UNIFESP. A doença é, hoje, a principal causa de cegueira: 40% dos 45 milhões de cegos em todo o mundo perderam a visão devido à catarata. No Brasil, cerca de 10% da população tem catarata, e estima-se que esse número pode crescer 50% em 30 anos.

Sua forma mais freqüente é relacionada à idade, mas podemos encontrá-la em crianças, diabéticos e portadores de outras doenças - resultado de um trauma ocular ou por uso de certos medicamentos. A exposição constante à radiação solar também pode levar à formação de catarata. Por isso, é recomendado o uso de óculos escuros com filtro de raios ultravioleta para prevenir o surgimento da doença.

Em seu estágio inicial, a catarata pode ocasionar uma perda sutil da qualidade visual, tornando as cores mais desbotadas. À medida que avança, a visão se torna turva ou dupla e a sensação de ofuscamento aumenta. Mas a doença também pode evoluir de maneira assintomática. Por isso a importância de acompanhamento médico e exames preventivos.

A catarata difere de outras doenças oculares, pois pode ser reversível por meio de cirurgia - única forma de tratamento definitivo para o problema. O procedimento consiste em remover a catarata e implantar uma lente intraocular artificial em seu lugar. No entanto, nem todo paciente precisa passar por tratamento cirúrgico. "Nos casos em que a catarata não piora a visão ou causa qualquer tipo de desconforto, apenas o acompanhamento periódico com a troca dos óculos ou lentes é o suficiente", ressalta Liang.

Sobre a doença - a catarata é uma lesão ocular que afeta o cristalino, lente transparente e gelatinosa localizada atrás da íris e que permite que os raios de luz que a atravessam alcancem a retina e formem as imagens, tornando-o opaco e comprometendo a visão. O nome tem origem grega e significa "queda de água branca", pois a visão com catarata é semelhante ao que vemos quando olhamos através de uma queda d´água.

Fonte: Portal Opticanet

Nenhum comentário:

Postar um comentário