Embora já se falasse sobre o assunto desde os anos 500 a.C; é possível encontrar algumas referências à existência dos óculos em algumas citações do filósofo chinês Confuncio; o estudo aprofundado sobre as lentes aconteceram no século XIII após experiências óticas de Robert Grosseteste e seu discípulo Roger Bacon, na Itália.
Foi usado inicialmente na forma de monóculos (apenas uma lente oftálmica) ou apenas lentes sem armação. Foi em 1784 que Benjamin Franklin inventou os primeiros óculos bifocais, com duas lentes a frente de cada olho unidas pela armação que possibilitavam enxergar de longe e de perto em um único acessório.
Nos anos 20, após a Primeira Guerra Mundial, a indústria de aviões, que primava pela construção de aeronaves modernas e capazes de alcançar altitudes impressionantes para a época, crescia de forma constante. Os pilotos eram prejudicados pela claridade excessiva do sol sobre as nuvens e sofriam distorções visuais.
Na década de 30, a força aérea dos Estados Unidos encomendou a Baush & Lomb (empresa óptica americana fundada em 1849), lentes especiais para combater os danos criados pelos raios UV. Foram cerca de dez anos de pesquisas, mas finalmente foram criadas as lentes verdes de cristal especial capaz de refletir e bloquear um alto nível de luz solar, além de proteger contra os raios ultravioletas e infravermelhos.
O design foi inspirado nas primeiras máscaras criadas para pilotos de avião e batizado como Anti - Glare Aviator e somente em 1937 passou a ser chamado de Ray Ban (do inglês Ray-Banner ou Raios Banidos), ganhou armação dourada e as ruas do mundo inteiro. Com o passar do tempo, os óculos viraram sinônimos de erudição e status além de traduzem o estilo de quem os usa. Não é à toa que grifes do mundo inteiro investem tanto nesse acessório poderoso, que pode ser usado em qualquer tempo ou estação.
Existem algumas dicas de etiquetas quanto ao uso dos óculos de sol: a consultora de moda Glória Kalil fala sobre o uso dos óculos escuros em ambientes fechados em seu livro - Alô, Chics! "Tem cabimento óculos escuros à noite? Concordo que não. A menos que vocês estejam com conjuntivite ou sejam jornalistas de moda e sentem na primeira fila de um desfile em que os refletores batem diretamente nas suas pupilas", pondera a consultora.
O consultor Fabio Arruda, especialista em etiqueta afirma: "A regra é clara, contato visual é fundamental.
Acessórios saem de moda, mas a educação sempre vai estar em alta. Os fashionistas acham que tudo pode, mas toda e qualquer moda só funciona se for coerente. Usar óculos em locais fechados torna-se cafona.", afirma.
Fonte: Marilia Brasil, Wikipedia e Invivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário